Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Wash Day

42 Seminário Nest: 16 de março de 2017

Palestra da Dra. Maria Chalfin Coutinho (UFSC) com o título "Emoções e trabalho doméstico", seguida do lançamento do livro "Sindicatos Rurais e qualificação profissional: estado, capital e trabalho na agricultura paulista" do Dr. Ricardo Sapia Campos (UFG) .

Quando: 16 de março de 2017, quinta-feira, às 14h.

Onde: Miniauditório do Prédio de Novo das Humanidades.

Maria Chalfin Coutinho é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Psicologia (1981) e mestrado em Educação (1988) pela UFRGS e Doutorado em Ciências Sociais (2000) pela UNICAMP. Realizou estudos pós-doutorais junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP (2010/2011). É professora do departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC desde 1990. Docente da área 2: Práticas culturais e processos de subjetivação; do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC. Coordena o Núcleo de Estudos Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS) da UFSC. Coordena o GT Trabalho e processos organizativos na contemporaneidade da ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho, experiência em métodos qualitativos e interesse na dimensão subjetiva do trabalho, em suas articulações com: processos identitários, produção de sentidos, participação, cotidiano, economia solidária; gênero; saúde, emprego e desemprego, trabalho doméstico. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

O livro do professor Ricardo Sapia Campos, atual coordenador de do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho, foi escrito a partir da pesquisa e tese de doutorado defendida no Programa e Pós-Graduação em Sociologia, hoje Ciências Sociais da UNESP. O trabalho está situado temporalmente nos últimos anos do século passado quando a intensificação das políticas de formação, ditas qualificação profissional, no Brasil foi de tal calibre que numa única década se superou as iniciativas de toda história republicana. O livro é o resultado de pesquisa e investigação que a partir destas experiências localizadas na agricultura, ou em municípios rurais da região de Ribeirão Preto, conecta este espaço com transformações estruturais no Brasil e outras internacionais. O debate circunscrito no âmbito da sociologia dialoga com a sociologia do trabalho e numa vertente mais próxima da sociologia política com a produção sobre sindicatos e movimento sindical.