Weby shortcut
topo.jpg
ABET

XV Encontro Nacional da ABET: Crise política, crise econômica e os desafios para o trabalho

O evento será realizado de 6 a 9 de setembro na cidade do Rio de Janeiro (UFRJ)

Crise política, crise econômica e os desafios para o trabalho é o tema central do XV Encontro Nacional da ABET a realizar-se de 6 a 9 de setembro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), na UFRJ.

O Brasil tem sido palco nos últimos dois anos de um processo agudo de crise política e de crise econômica que estão desembocando em um ataque sistemático aos direitos dos trabalhadores garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, pela Constituição de 1988 e pelas políticas compensatórias implementadas pelos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff. Processos semelhantes também vêm acontecendo em outros países da América Latina onde situações de modificação parlamentar dos resultados eleitorais e reformas econômicas regressivas do ponto de vista dos trabalhadores estão em curso. Ademais, cresce a presença, nos principais países do centro do capitalismo, de grupos de extrema direita voltados, principalmente, contra imigrantes; e recrudescem as políticas neoliberais. Quais são os impactos dessa conjuntura sobre os trabalhadores brasileiros? Como ela afeta a relação entre eles e suas lutas por direitos, pela defesa de uma relação menos ou não predatória com o meio ambiente? Como se organizam homens e mulheres, negros e negras, a comunidade LGBT na sua vida laborativa? Que impactos essa conjuntura traz especificamente sobre os locais de trabalho e as relações produtivas e hierárquicas que nele se estabelecem?

O XV Encontro Nacional da ABET pretende discutir em suas conferências, mesas redondas e grupos de trabalho essas e outras questões que mobilizam os pesquisadores do trabalho. O encontro de 2017 busca, assim como os outros que o precederam, um debate inter e multidisciplinar, articulando as investigações das diversas áreas de pesquisa cuja temática se relacione ao trabalho na sociedade contemporânea.

Neste edição do evento, Jordão Horta Nunes (UFG), do NEST, coordena, juntamente com Ivan Targino (UFPB) e Fernando Mattos (UFF), o GT "Emprego, estrutura ocupacional e rendimentos".

Outras informações podem ser obtidas no sítio da ABET

 

Fonte : Nest

Listar Todas Voltar