Conferencia

40o Seminário Nest: 24 de novembro de 2016

Apresentação do Ms. Rafael de Barros, abordando condições de trabalho de motoristas de transporte coletivo, e da Dra. Tatiele Pereira de Souza, sobre identidade, gênero e profissionalização no campo de TI.

Quando: quinta-feira, 24 de novembro de 2016, às 14 horas.

Onde: Prédio Novo das Humanidades UFG.

Em sua palestra, Rafael de Barros abordará os pontos fulcrais da pesquisa desenvolvida em seu mestrado, de 2014 a 2016. O estudo apontou uma associação direta entre condições de trabalho impostas pelas empresas e o sofrimento psíquico dos motoristas. Pode-se destacar, além disso, que os motoristas estão no centro do conflito entre passageiros e o serviço de transporte coletivo urbano prestado pelas empresas, essa condição os torna vulneráveis a agressões e suscetíveis a uma carga de trabalho insuportável que gera o medo, um sentimento que acelera o processo de adoecimento dos trabalhadores do transporte, ao mesmo tempo em que os submete a intensificação do trabalho pelos empresários do transporte. Tatiele Pereira de Souza, em sua tese, que será abordada na palestra, analisa o trabalho e a identidade de profissionais empenhados(as) no processo de desenvolvimento de software no Brasil. A partir de uma metodologia que comporta uma   triangulação de fontes e métodos, como a análise do discurso de matérias de revistas e sites da área e aplicação de surveys direcionados à profissionais de TI, a tese trata de aspectos relativos à dimensão identitária, de gênero e profissionalização no campo da tecnologia da informação. Tatiele hoje é professora substituta na Faculdade de Ciências Sociais da UFG.