39 Seminário Nest: 13 de outubro de 2016

Apresentação de conferência da Dra. Maria da Glória Bonelli (UFSCar) sobre "Docência do Direito: fragmentação institucional, gênero e diferenças"

Quando: 13/10, às 14h

Onde: Miniauditório Luiz Palacin da Faculdade de História (UFG)

O objetivo da conferência é apresentar pesquisa em andamento sobre como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores - com a incorporação das mulheres e mais recentemente da diferença - atuam sobre a docência do Direito no Brasil.  A hipótese da pesquisa mais ampla é que esses processos fragmentários globalmente difundidos produzem práticas e discursos descentrados no ensino jurídico, ao mesmo tempo que engendram formas de sua homogeneização, tal como observadas na estratificação genderizada no mundo profissional do Direito em diversos países.  O trabalho apresenta os indicadores de tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas também não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para tanto,  constrói teoricamente o problema em tela e analisa os dados quantitativos sobre os cursos de Direito, comparando os  Censos Nacionais do Ensino Superior, de 2009 e 2014, do  INEP.

A professora irá lançar aqui seu último livro, que reúne o trabalho de pesquisadores orientados em seu programa de pesquisa na UFSCar: . Profissões Republicanas: Experiências brasileiras no profissionalismo. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar / Fapesp, 2016.

Maria da Glória Bonelli possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), e bolsa sanduíche na Northwestern University (1991). Desenvolveu pós-doutorado na American Bar Foundation, Chicago (1996), no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco (2006) e na University of Leeds Law School (2016). Atualmente é professora sênior do Departamento de Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Profissões, atuando principalmente nos seguintes temas: profissões jurídicas, sistema de justiça, profissionalismo e gênero, processos de profissionalização contemporâneos.