Trabalho, gênero e serviços

41 Seminário NEST: 9 de fevereiro de 2017

Apresentação do projeto "O trabalho de músicos no Brasil: perfil, identidades, trajetórias e arranjos domésticos" com o Dr. Jordão H. Nunes e equipe, além do lançamento do livro "Trabalho, gênero e serviços: aproximações sociológicas".

O evento será realizado às 14h do dia 9/2/2017, no Miniauditório Luiz Palacin (FH).

A primeira parte do evento contará com a apresentação do projeto sobre o trabalho de músicos desenvolvido pelo professor Jordão Horta Nunes juntamente com alguns/as alunos/as: Dercídeo Soares Ferreira, Nelson Santana da Mota, Fernanda Siqueira Miranda e Matheus Guimarães Mello.

A segunda parte será o lançamento do livro "Trabalho, gênero e serviços: aproximações sociológicas", produto final de outro projeto de pesquisa ligado ao Nest, organizado pelos professores/a: Jordão Horta Nunes, Tania Ludmila Dias Tosta, Revalino Antonio de Freitas e Cleito Pereira dos Santos. Além da contribuição dos/a organizadores/a, a publicação conta ainda com diversos participantes do Nest e da linha de pesquisa Trabalho, empregos e sindicatos do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFG: Tatiele Pereira de Souza, Neville Vilasboas Santos, Marta Valeriano, Maria Gomide Silva, Débora Bolzan, Maryelle Ferreira, Patrícia Santiago Vieira, Felipe de Almeida.

Sobre o livro:

Em um mundo em transformação, no qual o trabalho em serviços assume uma relevância cada vez mais significativa, este livro acata a ideia de que o trabalho, no contexto de seu desenvolvimento histórico e de suas metamorfoses recentes, ainda diz muito do que somos, do que fazemos e de como somos reconhecidos. O trabalho nos identifica, seja pelas ocupações que realizamos ou pelas atividades de outras pessoas a quem recorremos diretamente em relações de serviços, como na educação, no transporte, na alimentação, na saúde, nas relações de compra e venda, ou indiretamente, como consumidores(as). A compreensão dos processos, de natureza intersubjetiva, alia-se à análise objetiva do mercado de trabalho e das relações de produção no contexto de uma sociedade de classes. Os textos aqui presentes relacionam-se, sobretudo, a alguns marcadores identitários relacionados ao trabalho e a desigualdades e distinções engendradas em seu contexto: sexo, raça, idade e remuneração. Esperamos que as considerações que integram esta coletânea contribuam e sejam profícuas para o debate da problemática aqui analisada.

Para mais informações, visite o site da Editora: http://www.finotracoeditora.com.br/livros/NU1436/9788580543216/trabalho-genero-e-servicos-aproximacoes-sociologicas.html