Weby shortcut
topo.jpg
CBS

18o. Congresso Brasileiro de Sociologia

Será realizado em Brasília de 26 a 29 de julho de 2017

O Congresso Brasileiro de Sociologia recebe propostas de comunicação até 12/12/2016 para diversos GTs. Entre eles, o GT Ocupações e Profissões, coordenado por Jordão Horta Nunes (UFG), Jacques Mick (UFSC) e Maria da Glória Bonelli (UFSCar):

O GT acolhe trabalhos que contribuam, sob variadas perspectivas teóricas, para compreender processos e relações que afetam a configuração contemporânea dos grupos profissionais. São relevantes, entre outros temas, estudos sobre: as lutas por legitimação de novas ocupações;  a estratégias das profissões tradicionais para se reinventar num quadro de disputas com novas ocupações; os processos de profissionalização que buscam romper monopólios de grupos estabelecidos ou fortalecer reservas de mercado daqueles ressentidos por ameaças externas; as tentativas de produzir padrões homogêneos de pensar e agir por meio da construção identitária nucleada na profissão; os efeitos da globalização sobre os grupos profissionais e sua relação com Estado e mercado; as novas identificações que descentram a profissão em sua intersecção com gênero, raça e outros marcadores sociais; carreiras e trajetórias profissionais. São igualmente bem-vindos estudos teóricos e reflexões teórico-metodológicas sobre a pesquisa das profissões.

Outras informações sobre o evento em http://sbs2017.com.br/ e para conhecer comunicações apresentadas neste GT e outros em congressos precedentes, no site da SBS: http://www.sbsociologia.com.br.

 

Fonte : Nest

Listar Todas Voltar