SBS

II Encontro SBS Centro-Oeste e Seminário das Linhas de Pesquisa do PPGS/UFG

Eventos ocorrem entre os dias 6 e 9 de dezembro

É com muita satisfação que divulgamos a programação do II Encontro SBS Centro Oeste, a ser realizado conjuntamente ao Seminário das Linhas de Pesquisa do PPGS, entre os dias 06 e 09 de dezembro na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. No evento, além das Conferências de abertura e encerramento com a Profª. Christiane Girard (UnB) e o Prof. Carlos Benedito Martins (UnB - Presidente da SBS), respectivamente, teremos mesas redondas, seminários temáticos e minicursos.

A Sessão temática da linha de Trabalho será coordenada pelo Dr. Ricardo Sápia. Os resumos podem ser enviados ao seu email.

ST 3: Trabalho, Emprego e Sindicato
Coordenação: Prof. Ricardo Sapia - sapiacampos@yahoo.com.br
Investigações que tratem de analisar a divisão social do trabalho, das organizações e das formas de cooperação, além da problemática do emprego e do desemprego. As diferenças no desenvolvimento tecnológico, econômico ou cultural solicitam, em boa parte dos casos, a análise das formas históricas da organização do trabalho, como manufatura, taylorismo e fordismo. As diferentes formas de organização comportam múltiplas formas de efetivação, o que requer estudos sobre qualificação, competências, cultura do trabalho e transformações das classes trabalhadoras. No aspecto do emprego, surgem como temas as formas de regulação do salário, o estudo do tempo de trabalho e de aspectos correlatos (discriminação, exclusão, desigualdade etc.), a questão dos salários e das políticas de emprego; o emprego precário, o desemprego e a informalidade. Finalmente, outras temáticas emergem acompanhando as transformações no mundo do trabalho: a categorização das ocupações e a sociologia das profissões; a proteção social; a questão sindical e as diversas modalidades de sindicalismo; greves, ação coletiva, formas de negociação nas relações de trabalho, associativismo, cooperativismo e economia solidária; a reestruturação produtiva; família, gênero e as novas formas de organização do trabalho.

Envio de propostas de comunicação oral individual ou em co-autoria:
Poderão enviar propostas de comunicação oral pesquisadores/as nas áreas de sociologia, ciências sociais e afins, que sejam no mínimo mestrandos/as. Cada pesquisador/a poderá inscrever uma única proposta de trabalho como primeiro/a autor/a em um único ST. Trabalhos desenvolvidos em co-autoria deverão ser inscritos pelo/a primeiro/a autor/a, em formulário online, disponível no site do evento.

A proposta deverá conter:
1. Título;
2. Resumo, de até 1.500 caracteres, incluindo espaços;
3. Dados de autor/a e co-autores/as do trabalho (nome completo, instituição, e-mail e telefone).
Os resumos deverão ser enviados até o dia 15 de novembro. Os/as autores/as com resumos aprovados deverão submeter também , por meio do site do evento, o trabalho completo aprovado até o dia 03 de dezembro, na seguinte formatação:
1. Formato PDF;
2. Capa, com as informações: II Encontro SBS Centro-Oeste; Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFG; 06 a 09 de dezembro de 2016, Goiânia-GO; Seminário Temático (indicar o nome); título do trabalho (idêntico ao do resumo); nome completo e instituição dos/das autores/as.
3. Fonte: Times New Roman; espaçamento entre linhas de 1,5; com no mínimo 10 e no máximo 15 páginas.

Envio de proposta de pôster:
O envio de proposta de pôster poderá ser realizado por graduandos/as, graduados/as e mestrandos/as em sociologia, ciências sociais e áreas afins, que pretendam apresentar resultados parciais ou finais de projetos de pesquisa, monografias de final de curso, iniciação científica e à docência, entre outros. O/a proponente deverá enviar sua proposta pelo site do evento, através de formulário específico, sendo solicitado:
1. Título;
2. Resumo, de até 1.500 caracteres, incluindo espaços.
Os trabalhos aprovados serão apresentados durante o Encontro, na forma de pôsteres, com 0.90m de largura por 1,0m de altura, devendo constar: nome do evento; título do trabalho (idêntico ao resumo); Seminário Temático que o trabalho se vincula; nome dos/das autores/as, orientadores/as e instituição; agência de fomento (se for o caso); objeto e objetivos do trabalho; metodologia; resultados obtidos e referências. É permitido o uso de figuras, tabelas, fotos, gráficos, além do texto de comunicação.
Todos os pôsteres aprovados deverão ser apresentados por pelo menos um/uma dos/das autores/as, no local indicado para a realização do ST e horário a ser informado pela Coordenação. A colocação e retirada do pôster é de responsabilidade do/da autor/a.