Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Mordaça

38 Seminário NEST: 30 de setembro de 2016

Será apresentada palestra da Dra. Rafaela Cyrino Dias intitulada "O programa da « Escola sem partido » e a precarização do trabalho docente"

Quando: 30/9/2016, às 14h30

Onde: Miniauditorio da FCS (prédio novo)

O objetivo desta palestra é analisar a emergência da proposta da « Escola sem Partido » como parte de uma investida conservadora que precariza o trabalho dos docentes, transformando o ensino em uma mercadoria asséptica, neutra e padronizada. Deste modo, pretende-se discutir, de maneira articulada, como o modelo de ensino preconizado pela Escola Sem Partido se insere dentro do mesmo movimento de privatização crescente do ensino, de fortalecimento da educação à distância, da padronização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino, etc. Tendo como parâmetro analítico a categoria da totalidade que informa a perspectiva marxiana, procurar-se-á colocar em evidência como o Programa da Escola sem Partido não discute apenas o conteúdo e a metodologia do ensino, mas configura um modelo de ensino em que o trabalho do professor adquire um caráter meramente instrumental, destituído de sentido, tornando-se, portanto, facilmente descartável.

Rafaela Cyrino Peralva Dias possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Seus principais temas de pesquisa são: estudos de gênero, crítica feminista e desigualdades sociais.