topo.jpg
55 Seminário Nest

55° Seminário Nest: 26 de abril de 2019

A pesquisadora do Nest, Suellen Couto (FACE/UFG), apresenta palestra intitulada "Será que o Brasil está virando um grande call center?".

Quem: Suellen Mara de Lima Couto, economista (UEG), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (UFG) e professora substituta de economia da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da UFG.

Quando: às 14h de sexta-feira, 26 de abril de 2019.

Onde: Sala de Defesas AS-3, Prédio Humanidades 2, UFG

O mundo do trabalho tem passado por constantes transformações. Da revolução industrial à revolução possibilitada pela tecnologia da informação, muitas modificações ocorreram no campo da produção e também na subjetividade dos trabalhadores/as, que tiveram que se adaptar às novas formas de trabalho. Com o objetivo central de analisar a dinâmica da nova classe trabalhadora no contexto brasileiro, esta pesquisa se debruça na investigação do trabalho desempenhado nas empresas de teleatendimento a partir de um estudo na cidade de Goiânia, Goiás. Além de analisar as condições laborais e de gênero do setor, verificando os impactos do trabalho robotizado e características das atividades exercidas pelos/as operadores/as de telemarketing, buscou-se verificar as formas de resistência desenvolvidas pelas pessoas que trabalham nessas ocupações e suas percepções referentes às interações com clientes e supervisores/as, para entender como o trabalho emocional é exercido e impacta os/as teleatendentes. Com a reforma trabalhista, a precarização, flexibilização, a insegurança e competitividade entre colegas de trabalho alimentadas no call center foi estendida a outros setores, o que pode criar uma “nova” classe trabalhadora, semelhante em suas condições precárias de trabalho.

Fonte: NEST