topo.jpg
54 Seminário Nest

54° Seminário Nest: 28 de março de 2019

A palestra "Uberização, tecnologia e organizações: reflexões e possibilidades de pesquisa" será apresentada pelo Dr. Rodrigo Bombonati de Souza Moraes (UFG).

Quem: Dr. Rodrigo Bombonati de Souza Moraes   (Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV e Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás)   
Quando: 28/03/19, quinta-feira, 14:30h
Onde: Prédio Humanidades II, Sala de Defesas AS-03

Descrição:
A uberização das relações de trabalho pode ser entendida como o estágio avançado da flexibilização tanto das empresas, intensivas em tecnologia, quanto das relações de trabalho, na lógica da economia de compartilhamento e da gig economy. Assenta-se, ainda, no contexto do desemprego estrutural, da necessidade de mobilidade urbana e da ausência de legislação digital específica. Sob o discurso do empreendedorismo e da autonomia individual, a uberização reforça a precarização das relações de trabalho, a desregulamentação da prestação de serviço, a fragmentação da classe trabalhadora, os baixos rendimentos e as jornadas de trabalho excessivas. Diante disso, o objetivo do seminário é refletir sobre esses aspectos da uberização das relações de trabalho, a partir dos conceitos da sociologia do trabalho e de pesquisas empíricas em andamento. Espera-se contribuir para o debate sobre o tema e estimular a realização de pesquisas afins.  

 

Fonte: Nest